Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Doenças Ocupacionais


Diretrizes visam proteção de profissionais de saúde contra HIV

Alguns dias antes do Dia Mundial de Lu­ta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, as Nações Unidas lançaram diretrizes internacionais para proteger profissionais de saúde contra a infecção provocada pelos vírus do HIV e da tuberculose. O material foi construído pela OIT, OMS e Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV-Aids).

São apresentados 14 pontos de ação, que visam um meio ambiente do trabalho mais seguro. Também se defende a participação ativa dos trabalhadores, que, na área da saúde, são estimados em 60 milhões. As recomendações visam a proteção não só de médicos e enfermeiros, co­mo também de profissionais de limpeza e outros que atuem nos estabelecimentos de saúde e possam ser expostos ao risco de contaminação.

"Estas diretrizes garantem que os trabalhadores da saúde tenham acesso às pre­cauções universais e de acordo com as normas: terapia preventiva para a tuberculose, profilaxia posterior à exposição, trata­mento, sistemas de indenização para o con­tágio no local de trabalho e seguri­da­de social", afirmou o diretor executivo do Setor de Proteção Social da OIT, Assane Diop.

Uma das medidas recomendadas é o desenvolvimento de programas de controles de infecções voltados à tuberculose e ao HIV. Também devem ser realizados orientação e exames sistemáticos, gratuitos, voluntários e confidenciais. Os profissionais devem ter acesso a informações sobre os riscos e benefícios da profilaxia posterior à exposição.

Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário: