Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Motoristas profissionais terão de fazer exame de distúrbios de sono

A partir desta segunda-feira (25), os oito milhões de motoristas profissionais vão ser obrigados a passar por um exame de distúrbios de sono para renovar a Carteira de Habilitação. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito e publicada no Diário Oficial. O preço do exame é que assusta os motoristas: pode chegar a R$ 1 mil.

A exigência do Departamento Nacional de Trânsito vale para quem vai tirar a carteira do tipo C, D ou E e também para os motoristas de vans, caminhão e ônibus que a vão renovar a habilitação profissional.

As perguntas são para identificar sintomas de doenças do sono. Além do questionário, o médico deve verificar a pressão e calcular o Índice de Massa Corporal; a obesidade pode provocar sonolência, e a medida do pescoço pode identificar a suspeita de apnéia, uma doença que interrompe o sono.

A soma dos resultados é que vai aprovar ou não o motorista. “Se a gente identificar um valor abaixo de 6, a chance de a pessoa dormir no volante é praticamente nenhuma. Mais que isso, serve de alerta: a pessoa tem que tomar cuidado, melhorar sua qualidade de vida e perder peso”, explica a médica Ana Cristina Machado Tavares, perita do Detran.

A pessoa é enviada pra investigação da qualidade de sono quanto a pontuação passa de 9. Se for comprovado um distúrbio grave do sono, a habilitação será negada. “Uma pessoa com distúrbios de sono tem um risco 14 vezes maior de sofrer um acidente, então isso hoje é uma questão de saúde pública”, afirma o médico Eliasor Campos Caixeta, especialista do sono.


Fonte:g1.com

Nenhum comentário: