Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SEGURANÇA DO TRABALHO E ECONOMIA SÃO ÁREAS PROMISSORAS

Foto: Editoria de arte G1

Amplo, o mercado de trabalho da profissão conta com diversas áreas promissoras. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), atualmente o setor de segurança, meio ambiente e saúde do trabalhador é um dos que têm demandado muitos profissionais.

A atividade consiste na prevenção de acidentes e redução de riscos no ambiente laboral. Quanto ao meio ambiente, o engenheiro de produção planeja e coordena projetos de eliminação de resíduos que possam gerar danos à natureza.

Outra área tida como importante é a econômica, na qual o profissional atua em bancos, instituições de crédito e investimento, avaliando as condições financeiras de uma empresa de contrair empréstimo e iniciar grandes empreendimentos. Esse tipo de trabalho normalmente não é feito por pessoas formadas em outras engenharias. “O profissional é capaz de analisar o processo produtivo, as condições dos equipamentos e a mão-de-obra para poder atestar se o dinheiro investido terá retorno”, explica o presidente da Abepro, Osvaldo Quelhas.

Para ele, um setor que, no futuro, deve gerar vagas e se concretizar como um bom mercado para os graduados é o governamental, no qual o engenheiro de produção pode atuar em projetos que visem a redução da burocracia, a construção de sistemas integrados de gestão e a otimização da organização do estado. Outra dica dada por ele é o trabalho em logística.

Já o professor Regis Motta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ buscar), cita como promissora a área de responsabilidade social. “As empresas do terceiro milênio estão atentas a essa abordagem como forma de gerar mais resultados econômicos, financeiros, ambientais e sociais”, cita.

Mercado regionalizado

Segundo especialistas, o profissional deve estar atento também aos melhores locais de trabalho na área que deseja se dedicar. O interior do país, em geral, tem uma vocação mais voltada para o agronegócio. O Nordeste possui mais empregos no setor de serviços, construção civil e governamental.

No Rio de Janeiro, as maiores empregadoras são as áreas de petróleo e gás, indústria naval e a área econômica. Em Minas, as indústrias de laticínios e serviços, além do agronegócio e, em Manaus, a indústria de eletrônicos na Zona Franca. São Paulo concentra a maior diversidade de oportunidades com vagas em diversos setores como o industrial, de serviços, econômico, entre outros.

Fonte: g1.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho esse disturbio desde a implantação da GLOBALIZAÇÃO, e podem pesquisar, isso é antigo:Todavia, “morte” e “sono” também podem ser contrastados. Cristo Jesus disse a respeito duma menina falecida: “A menina não morreu, mas está dormindo.” (Mt 9:24; Mr 5:39; Lu 8:52) Visto que ele ia ressuscitá-la da morte, Jesus talvez quisesse dizer que a menina não deixara de existir para sempre, mas seria como alguém acordado do sono. Também, esta menina não tinha sido sepultada, nem tivera seu corpo tempo para começar a decompor-se, como se dera com o corpo de Lázaro. (Jo 11:39, 43, 44) À base da autoridade que seu Pai lhe concedeu, Jesus podia dizer isso assim como seu Pai, “que vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se fossem”. — Ro 4:17; compare isso com Mt 22:32.