Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2009

Plano Nacional de Combate ao Alcoolismo em Junho

O Plano Nacional de Combate ao Alcoolismo deverá ser aprovado em Conselho de Ministros durante o mês de Junho, disse hoje à Lusa o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

Após discussão pública em volta do documento, o plano "vai traduzir-se basicamente numa melhor organização do conjunto dos serviços", afirmou o governante à Lusa, destacando o "grande enfoque na prevenção" através da criação de uma rede de referenciação da população com problemas de alcoolismo.

Manuel Pizarro falava em Caldas da Rainha à margem do Congresso Nacional do Instituto da Droga e da Toxicodependê
ncia (IDT), que durante dois dias reuniu mais de 500 participantes num encontro técnico-científico sob o lema "Intervenção em dependências - Rumo à qualidade total".

Numa intervenção em que elogiou o trabalho desenvolvido pelo IDT, o secretário de Estado sublinhou que "o país tem razões para se sentir orgulhoso" dos resultados do instituto, que tem em tratamento "mais de 35 mil portugueses, dos quais mais de metade em tratamentos de substituição" com metadona e, destes, "mais de metade com actividade profissional".

Dados que, a juntar aos estudos que apontam para uma "redução do consumo de todas as drogas", mostram que "o problema da droga é hoje menos dramático do ponto de vista social" e que leva o Governo a olhar agora "com muita expectativa para o futuro" em relação ao outro combate atribuído ao IDT, "os problemas do álcool".

"É um problema com igual complexidade ao das drogas ilícitas", reconheceu Manuel Pizarro, que diz contar com o IDT "para este combate", garantindo o apoio do Governo na criação de mecanismos de recrutamento de mais profissionais para o instituto depois de ouvir do presidente, João Goulão, a queixa de que "as equipas estão à pele" em termos de recursos humanos.

Nenhum comentário: