Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

Pesquisa aponta que 140 mil crianças por ano sofrem acidentes

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde informa que a cada ano mais de 140 mil crianças são internadas em hospitais da rede pública. A causa? Acidentes Domésticos, o que representa para o Serviço Único de Saúde (SUS) um custo no total de 63 milhões de reais.


Com o intuito de diminuir os números de acidentes com as mãos é que a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão no 29º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, no Centro de Convenções Frei Caneca, que vai do dia 25 a 27 de junho. Além de abordar o tema “Acidentes Domésticos”, o evento contará com palestras e workshops com assuntos de destaque como lesões tendíneas e o uso de células-tronco no tratamento de cirurgia da mão.


A maioria dos ferimentos nas mãos ocorre dentro de casa e as crianças são as principais vítimas. Na fase onde se costuma “enxergar com os dedos” levando as crianças a tocar tudo o que encontram, tomadas, facas, vidros e portas são os itens que mais oferecem riscos aos pequenos e exige atenção especial dos pais. Os ferimentos mais comuns são os esmagamentos de dedos e mãos em portas e janelas, queimaduras e cortes com vidros e objetos cortantes.


Acidentes infantis têm maior ou menor incidência de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento motor da criança. E prevenir pode ser simples, se o adulto adquirir a consciência que um objeto que parece estar fora do nível de perigo pode ser um brinquedo interessante para uma criança e que ela não é capaz de avaliar riscos.


Nenhum comentário: