Freio de mão ajuda a manter o veículo no lugar.
O uso excessivo da  embreagem pode desgastar o equipamento.
O uso correto dos freios é uma garantia para a vida longa do veículo. O freio de mão é um importante equipamento do carro e deve ser usado da maneira mais apropriada. Confira abaixo as respostas a algumas perguntas enviadas por internautas.
Devo segurar o veículo só nos pedais em uma ladeira?
- Walter João Barbosa
Essa pergunta pode ter dois  entendimentos. Primeiro, em uma subida segurar o carro só na embreagem. Essa não  é uma prática recomendada. Agindo desse modo o motorista desgasta a embreagem  sem necessidade. Ficar muito tempo com o carro parado e o pé na embreagem,  também desgasta de forma prematura o sistema, além de endurecer a embreagem com  o tempo.
Segundo entendimento: encarar uma ladeira somente no freio, ou seja, sem o carro estar engatado e sem utilizar-se do freio motor. Outra prática nada recomendada, pois pode superaquecer os freios e isso faz com que se perca sua eficiência. Além disso, o carro fica desgovernado, em uma necessidade de se desviar de algum obstáculo, ou mesmo frear bruscamente.
Como funciona o freio de mão em um carro com disco em quatro  rodas?
- Abner Rodrigues
Nos carros equipados com  freio a disco nas quatro rodas, o freio de estacionamento ou de mão, como é mais  conhecido, utiliza um mecanismo independente para travar o carro. O freio de mão  só ativa as rodas traseiras, sejam elas motrizes ou não. Alguns veículos  equipados com freios a disco nas rodas traseiras têm também um freio a tambor  integrado ao cubo das rodas. Esse mecanismo com o tambor é ativado por cabo e  serve apenas para o estacionamento. Outros modelos utilizam o próprio sistema do  freio a disco, porém com um mecanismo separado. Através de uma alavanca, um  ressalto é ativado ou um parafuso gira o pistão do freio que trava as rodas.
Como saber a rotação certa de cada marcha? E quando trocar?
- Camila Monteiro
Cada carro tem o giro ideal para  melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Ela varia de  acordo com o tipo de combustível, cilindrada e por aí vai. Não existe uma regra  geral, mas de qualquer modo precisamos ficar atentos aos limites de velocidade.  Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a  maioria dos carros é acelerar a primeira até algo em torno de 2500 giros ou rpm  (rotações por minuto) do motor e passar a segunda marcha. Na ocasião os giros  devem cair um pouco, assim acelerar até os 2500 novamente e passar terceira,  seguindo assim por diante até a quinta marcha.
Utilizando esse método  pode se acelerar até em torno de 3000 rpm. A dica é mais apropriada para carros  a álcool ou gasolina. Para motores a diesel as rotações são menores. Se o seu  carro não tiver conta giros, pode-se basear pela velocidade também. Ao sair  utilize a primeira até 15 ou 20 km/h, passe para a segunda marcha e vá até 30  km/h. Coloque a terceira e acelere até 40 km/h ou 45 km/h quando então deve ser  colocada a quarta. Para utilizar a quinta marcha, o melhor é apenas após os 60  km/h, assim, você deve colocá-la apenas quando o limite de velocidade for acima  dessa velocidade.
Quando devo trocar a correia dentada?
- Flaminio  Prates
A durabilidade da correia dentada varia para cada carro. De  acordo com os fabricantes, a substituição deve ser feita entre 40 e 50 mil  quilômetros. No manual do proprietário consta o prazo correto para a  substituição, mas via de regra com 40 mil quilômetros é preciso fazer ao menos  uma inspeção.
Quando devo fazer a inspeção no ar-condicionado?
- Pedro Aquino
É recomendável fazer uma inspeção anual  no sistema do ar-condicionado. Nesse serviço será verificado o filtro, que retém  impurezas vindas do ar externo e também pode acumular fungos se não for trocado  periodicamente. O nível do gás também é checado. Se ele não estiver em ordem o  condicionador não vai esfriar o ambiente. Além de possíveis vazamentos.
Qual é o período que devemos verificar o fluído de freio e o  óleo de câmbio?
- Wisner
O período máximo indicado  pelos fabricantes para a substituição do fluido de freio é a cada 20 mil  quilômetros ou dois anos. Mesmo se um automóvel não for muito utilizado é  necessária a troca a fim de manter o sistema em perfeito funcionamento. Vale  lembrar que o fluido pode baixar, é quando isso acontecer é preciso verificar se  ocorre algum vazamento. Se não tiver irregularidade pode ser o sinal de que as  pastilhas de freio estão gastas e o fluido está compensando a menor espessura da  pastilha. Já o nível de óleo do câmbio precisa ser verificado numa oficina  especializada entre 25 e 30 mil quilômetros. A troca completa do lubrificante  deve ser feita a cada 50 mil quilômetros ou então, conforme recomendação do  fabricante.
Meu carro faz um barulhinho ao virar o contato. O  que é? Tem problema ligar o carro assim mesmo?
- Pedro Alencar  Santos
Trata-se apenas de um mecanismo de proteção. Esse barulho ocorre  porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento.  Quando se desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema e não tem  problema dar a partida com esse barulho, ou seja, antes do sistema estar  pressurizado.
Coloquei pneus novos na dianteira do veículo, só  que, em determina velocidade, o nível de ruído interno aumentou muito. Isto  acontece por causa de os pneus novos?
- Clodoaldo Andrade
Antes de mais nada é preciso saber se foi feito o balanceamento das rodas e  o alinhamento de direção. Caso não tenha sido feito um desses serviços, pode ser  esse o problema. Porém, se foram feitos esses serviços, pode ser outras coisas  então, como o desenho do pneu. Os pneus mais lameiros, ou seja, aqueles  indicados para o uso fora-de-estrada são mais barulhentos mesmo, é uma  característica desse tipo de pneu. Se não for esse o caso, pode ser algo  relacionado a suspensão ou um rolamento gasto, por  exemplo.


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