Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Saúde: Brasil registra primeira morte por gripe H1N1

O Brasil registrou a primeira morte por gripe H1N1, informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, neste domingo. Um homem vindo da argentina e estava internado no Rio Grande do Sul foi a primeira vítima fatal da nova gripe.

– Trata-se de um paciente de 29 anos do Rio Grande do Sul – afirmou Temporão em entrevista coletiva.

O ministro informou também que o homem foi internado no último dia 20 e que no dia 23, teve seu quadro "piorado" com "sintomas que evoluíram para um quadro de insuficiência respiratória".
No sábado o Ministério da Saúde confirmou 69 novos casos de gripe H1N1, o que eleva para 591 o total de infectados pela doença no país. Os novos registros são nos Estados de São Paulo (34), Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (7), Paraná (7), Minas Gerais (4), Distrito Federal (2), Santa Catarina (2), Espírito Santo (2), Pará (1), Maranhão (1) e Amazonas (1).

Os números incluem os casos informados ao Ministério pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da influenza (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e/ou pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Na sexta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que o aumento no número de casos já era esperado pelo governo por conta do alto fluxo de pessoas nessa época do ano, baixas temperaturas, férias escolares e o consequente incremento no número de viagens.
Temporão disse que, apesar do aumento, a transmissão é limitada uma vez que a maioria dos pacientes foi infectada no exterior ou são contatos próximos de pessoas que já viajaram.

Fonte: http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=154265

Nenhum comentário: