Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Como agir em casos de incêndio

Todos nós devemos nos informar sobre o que fazer em situações de extremo perigo, como os incêndios. Apesar da probalidade de passarmos por uma situação como esta seja pequena, temos que nos preparar já que a diferença entre fazer ou não a coisa certa pode valer a sua vida.
  • Passo a passo:
1. Tente achar uma maneira segura de escapar da área em chamas e chegar a uma porta e janela do térreo. A melhor maneira é tentar as escadas de emergência que são protegidas por porta corta fogo. Não use o elevador em nenhuma hipótese.
2. Verifique a temperatura de cada porta antes de abri-la, Não abra se esta estiver quente ou escapar fumaça pelas frestas. Se a porta estiver fria abra um pouco e observe bem o caminho antes de decidir atravessá-la. Trave a porta com os pés para impedir que gases quentes a empurrem violentamente, e se houver chamas na sala para impedir que escapem.
3. Ao ir passando, feche as portas atrás de si e se for possível, também as janelas. Isto ajudará a diminuir a velocidade de propagação do fogo.
4. Utilize os extintores de incêndio para ir acabando com pequenos focos de fogo ao seu caminho.
5. Mantenha a cabeça o mais baixo possível ou coloque um pano úmido próximo ao nariz, pois a fumaça sobe e se acumula no teto.
6. Quando você se encontrar rodeado pelo fogo e sem saída tente chegar a uma janela ou varanda para pedir ajuda aos bombeiros. Se houver varanda, saia para lá e feche a porta atrás de si.
7. Feche a porta do cômodo, vá para a janela, acene e grite para chamar atenção e faça tudo para manter o fogo fora de onde você estiver enquanto a ajuda não vem. Jogue água nas portas e paredes do lugar onde você se encontra para retardar o avanço do fogo.
8. Enfie panos, de preferência molhados nas frestas da porta para impedir a entrada de fumaça e gases, que são muito mais perigosos do que a própria chama.
9. Para quebrar uma janela que não abre, use uma cadeira ou dê um pontapé, se tiver que utilizar as mãos proteja os punhos ou use o cotovelo se estiver com roupa de manga comprida. 10. Se o incêndio ocorrer na sua casa, estude antecipadamente como sair de cada um dos cômodos. Se a casa tiver dois andares, e se as escadas não puderem ser usadas, escolha o cômodo que oferece a saída mais fácil. Não salte da janela. Utilize o que tiver à mão, lençóis amarrados presos a um móvel pesado, por exemplo.
  • Atenção:
1. Logo que se encontrar no exterior do lugar que está em chamas verifique se falta alguém e comunique aos bombeiros.

Nenhum comentário: