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quinta-feira, 10 de maio de 2007

VICIOS DE MOTORISTAS



EMBREAGEM

Muitos motoristas deixam o pé apoiado sobre o pedal.
As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.Descansar o pé sobre o pedal da embreagem é um vício que provoca o desgaste prematuro dos componentes do sistema

QUEBRA-MOLAS

Passar transversalmente sobre o quebra-molas, uma roda por vez.
Provoca maior torção na carroceria. Pode até empenar o monobloco da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. Pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos.

MÃO NA ALAVANCA

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

BANGUELA.

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas.
Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.

PEGAR NO
TRANCO

Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts.
Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e "pular alguns dentes",quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400).

CHUPETA

Ao ligar uma bateria em bom estado na descarregada, se houver inversão de pólos, poderá ocorrer a queima da central eletrônica, que custa mais de R$ 1mil.

ÚLTIMA ACELERADA

Este hábito, antes de desligar o carro, só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá "lavar" o óleo das paredes do cilindro do motor.
Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

BRAÇO NA JANELA

Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos no prontuário.

NÃO ESQUENTE

Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível.
Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

ESTACIONAMENTO

Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.

SUSPENSÃO

Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas fream bruscamente.
Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

ENCHENTE

Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico (entrada de água no motor). Como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente.
Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

DIREÇÃO HIDRAÚLICA

Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.









Um comentário:

Elfo disse...

LANÇO DAQUI UM REPTO A TODA BLOGOSFERA PARA QUE TODOS, HOJE À MEIA NOITE FAÇAMOS UMA ORAÇÃO PELA PEQUENA MADELEINE PARA QUE DEUS PERMITA QUE ELA VOLTE PARA CASA SÃ E SALVA. PARA OS AMIGOS BAHÁ'ÍS, SUGIRO A "EPÍSTOLA DE AHMAD"