Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Faça sua parte contra o aquecimento global

A tarefa de reduzir os efeitos do aquecimento global não é só dos governantes. Você também pode participar desta luta mudando sua rotina e pensando no bem de todos.

Mudanças de hábito protegem meio ambiente

Com simples mudanças de hábitos, qualquer pessoa pode contribuir para combater o efeito estufa que causa o aquecimento global. São ações simples, mas que requerem alterações no comportamento individual. Quando você conseguir manter uma rotina ecológica, seus netos e bisnetos vão agradecer porque você ajudou a reduzir o desmatamento e a emissão dos gases que causam o efeito estufa, além de economizar a água que corre o risco de faltar.


Transporte

Deixe o carro na garagem. Use o transporte público ou um sistema de carona solidária com os amigos. Dependendo da distância, dá para ir a pé ou de bicicleta.

Também é possível fazer um revezamento entre vizinhos para levar os filhos à escola.

Carros - Faça revisão periódica do carro. Pneus bem calibrados economizam 3% no consumo de gasolina. Dê preferência a veículos movidos a álcool, que emitem 55 vezes menos gás carbônico que a gasolina.


Energia elétrica

Aproveite o máximo a luz natural, desligue os aparelhos domésticos, inclusive carregadores.

Dê preferência a lâmpadas de menor consumo de energia como as fluorescentes compactas, que consomem 75% a menos que as convencionais.

Desligue as luzes dos ambientes não utilizados e retire das tomadas os aparelhos em espera, aqueles com luzinhas vermelhas.

Casa com aquecedor solar para aquecer água economiza cerca de 30% de energia.

Mantenha o ar condicionado a 25º.

Nos prédios, nunca chame os dois elevadores.


Água

Reduza o tempo do banho e feche a torneira ao ensaboar-se. Reduzir o banho em um minuto economiza até seis litros de água. Feche a torneira ao fazer a barba ou escovar os dentes.

Evite vazamentos. Uma torneira mal fechada desperdiça 46 litros de água num dia. Lavar o carro com mangueira é uma das piores maneiras de desperdiçar água. Evite lavar a calçada ou use água já usada na limpeza das roupas. Economize água no banheiro colocando uma garrafa pet cheia de areia dentro da caixa.


Árvores

Plante árvores, muitas árvores.

Móveis - Verificar a procedência da madeira e ver se ela foi obtida de maneira correta. Cerca de 70% das madeiras que saem da Amazônia é ilegal e o desmatamento é o maior responsável pelo aquecimento no Brasil.

Papel e embalagens - Use materiais que possam ser reutilizados e evite o uso de papéis, embalagens que depois vão para o lixo e copos plásticos. Não compre produtos com excesso de embalagem. Separe o lixo reciclável. Se um terço do material reciclável no Brasil fosse reaproveitado, a energia economizada abasteceria uma cidade de até 10 milhões de pessoas.


Na hora da compra

Carne - Descubra de onde vem a carne que você compra, já que 70% das áreas são desmatadas para novas pastagens.

Madeira - Só compre madeira como selo FSC, que é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente.


A floresta pegava fogo e os animais fugiam. Um passarinho com água no bico tenta apagar o incêndio. - Você não vai conseguir! avisam os animais. - Estou fazendo a minha parte. Se todos fizerem a sua, apagamos o incêndio

Nenhum comentário: