Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2007

SEGURANÇA ATIVA


É aquela que tem por objetivo EVITAR OS ACIDENTES, e dão mensagens ao nosso cérebro. São por exemplo os semáforos, os faróis, as lanternas traseiras, as pinturas refletivas, as faixas de solo, as placas proibindo a ultrapassagem, as placas limitando a velocidade, os freios anti-bloqueantes, e etc. Todos os itens que promovem a visibilidade plena e ampla são de máxima importância, visto que, conduzir um veículo significa dirigi-lo visualmente a locais seguros e em trajetórias seguras. Porém, todos estes itens podem perder a finalidade se o motorista falhar devido à qualquer das causas tipicamente humanas como abaixo:

DISTRAÇÃO-CANSAÇO-EMBRIAGUEZ -FALTA DE PRÁTICA SUFICIENTE- IGNORÂNCIA- IMPRUDÊNCIA -FACULDADES MENTAIS AVARIADAS POR DROGAS- ESTADO EMOCIONAL PERTURBADO POR TENSÕES OU EMOÇÕES FORTES, ERRO DE AVALIAÇÃO DE VELOCIDADES, SENTIMENTO DE PODER TRANSMITIDO PELO DESEMPENHO DO VEÍCULO, PRESSÃO DO PATRÃO -ÍMPETOS JUVENIS, COMPETIÇÃO, INDISCIPLINA, MAUS EXEMPLOS, LIMITAÇÕES FÍSICAS, ESTADO DE PRESSA JUSTIFICÁVEL OU NÃO, E SOBRETUDO A CRENÇA" DE QUE NADA DE MAL HAVERÁ DE ME “ACONTECER”, ÍNDOLE CRIMINOSA, ENFIM, EXISTEM MUITAS FORMAS DE DEMONSTRAR A FALTA DE CONSCIÊNCIA E DE CULTURA DE SEGURANÇA”.

Pelo fato de que o ser humano tem livre arbítrio, ele poderá falhar e suas falhas poderão conduzir à acidentes de grande gravidade, apesar de todas as medidas de segurança ativa existentes. em condições de transito pesado ou leve, as falhas humanas acontecem. Portanto são, não somente altamente previsíveis, como amplamente constatadas, milhares de vezes por ano. O Brasil por exemplo , é campeão mundial de acidentes do transito, com 25.000 mortos no local dos acidentes e 350.000 feridos , dos quais cerca de 30% acabam falecendo, por causa dos ferimentos e também devido às infecções hospitalares! Em condições de transito intenso, cada veículo pode se tornar um obstáculo potencial para outro. Um veículo estacionado legalmente em um acostamento pode se tornar um obstáculo inesperado para outro que por qualquer razão ,tenha saído do controle do motorista .

Conclusão óbvia : os itens de segurança ativa não são de nenhuma forma suficientes para se evitarem acidentes, pois para que isto acontecesse, O SER HUMANO NÃO DEVERIA FAHAR NUNCA, como se fosse um computador que dirigisse todas as ações de transito, e também com uma CAPACIDADE DE PREVISÃO DE SITUAÇÕES plenamente desenvolvida.

Nenhum comentário: