Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2007

AR COMPRIMIDO


O ar comprimido é usado nas fabricas com pressões que variam 06 à 100 libras. Esse ar é usado em múltiplos fins, mas nunca deverá se empregado para limpeza de roupas de trabalho, para tirar o pó ou sujeira do cabelo ou do corpo.

Nunca se deve usar ar comprimido para limpar feridas: ele pode atravessar uma grande distância por baixo da pele, e isso é extremamente perigoso.

Tem ocorridos lesões fatais pelo uso inadequado do Ar Comprimido, pois quando este penetra no corpo pelos poros da pele poderá causar lesões nos órgãos internos.


ATENÇÃO

- Um jato de Ar Comprimido suficientemente forte, proveniente de uma mangueira, poderá tirar um olho de sua órbita, romper um tímpano ou causar hemorragia interna ao penetrar nos poros.

- Um jato de Ar Comprimido à 100 libras de pressão, perto da superfície da pele, pode penetrar por um corte ou uma escoriação e insuflar a carne ( encher de ar ). A lesão poderá ser fatal se ao chegar a penetrar em vaso Sangüíneo, porque pode produzir borbulhas de ar que interrompe a circulação sangüínea. Essa lesão denomina-se “ EMBOLIA POR AR “.

- Um jato de ar Comprimido a uma pressão de 40 libras apenas, pode empurrar ou arremessar partículas de metal ou outros materiais, a velocidade tão alta, que os convertem em mini projetais perigosos para o corpo humano e principalmente para o rosto e olhos.

- O Ar Comprimido contém impurezas, tais como, partículas de óleo, matérias graxas e outras partículas muito pequenas, um jato de ar sobre a pele introduz essas impurezas através dos poros, podendo causar serias inflamações nos tecidos.

- Ao usar o Ar Comprimido tenham muito cuidado, mantenha-o longe de seus ouvidos, nariz, olhos etc.... sobretudo, nunca o use para limpar ferimentos.

- Nossa intenção, não é intimida-los para o trabalho, e sim, conscientiza-los quanto aos ríscos do mesmo.

- O Ar Comprimido é muito útil, mas como outras coisas úteis, é perigoso se não for usado com o devido cuidado.







3 comentários:

JOSIANE LIMA disse...

Achei muito interessante este texto sobre ar comprimido, pois quando usado de forma inadequado pode ser muito perigoso, e infelizmente isso ocorre muito na empresa no qual trabalho, por mais que fazemos campanhas de conscientização, conversamos individualmente como trabalhador, mas mesmo assim emcontramos persistêncio do não uso, pq~é só Téc. Segurança virar as costas que lá vai eles limpar a roupa , a cabeça, os braços , tudo onde houver pó seja ele de madeira,tinta ou pó de ferragem. Estou montando uma palestra sobre este assunto, se alguém souber de algum material que possa me ajudar me envie por favor no email josiane@modline.com.br.

Muito obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá Josiane, boa tarde!

Temos o mesmo problema na empresa onde trabalho, e estou montando uma pasta com fotos e explicações sobre acidentes inclusive com ar comprimido.
Vc conseguiu reunir fotos sobre este assunto?
Vc poderia me encaminhar?
ferrazfabiana@hotmail.com
Obrigada!!

Anônimo disse...

ola josiane
gostaria que me enviasse algo sobre ar comprimido, na empresa onde trabalho to precisando reunir um material
grata